Vegetariano X Vegano

Você provavelmente já ouviu falar sobre os termos vegetarianismo e veganismo, pois de uns anos para cá, o interesse por hábitos mais saudáveis fez com que este assunto ficasse em alta. Mas você realmente sabe a diferença entre os dois? Será que é tudo igual mesmo? Apesar de possuírem semelhanças, os dois se diferenciam em alguns
pontos e é sobre isso que iremos falar hoje.

Vegetariano

Motivados por questões de saúde, preocupação com o meio ambiente ou exploração animal, os vegetarianos são aqueles que excluem da dieta carnes, aves e frutos do mar. No entanto, mesmo no vegetarianismo há diferenças! Além do vegetariano restrito, que exclui da dieta todos os alimentos de origem animal como ovo, lácteos, mel, gelatina, entre outros, existem também outros tipos:

Ovo-lacto vegetarianos: vegetarianos que evitam carne de animais, mas consomem laticínios e produtos com ovos.
Lacto-vegetarianos: vegetarianos que evitam carne e ovos, mas consomem produtos lácteos, como leite, queijo, manteiga, entre outros. Ovo-vegetarianos: vegetarianos que evitam todos os produtos de origem animal, porém consomem ovos.

Vegano

O veganismo é muito mais que uma restrição alimentar, considerado um estilo de vida, sua motivação está totalmente relacionada a causa da proteção animal.
O vegano além de excluir da sua dieta todos os alimentos de origem animal, incluindo carnes, ovos, lácteos, mel, gelatina, corantes artificiais, entre outros, também não consome nenhum produto com ingredientes ou que foram testados em animais, isso inclui roupas (lã, seda, couro), cosméticos e medicamentos. E também não frequentam lugares onde haja a exploração animal para lazer como zoológicos, circos e rodeios.
Outras duas vertentes que estão em alta e que acabam sendo confundidas com o veganismo é o ‘’Plant-based’’ e o ‘’Crudívoro’’.

  • Plant-based: Quem segue uma alimentação “à base de plantas”, como o nome já diz, consome apenas alimentos de origem vegetal em sua forma mais natural, excluindo do cardápio alimentos industrializados.
  • Crudívoros: Os crudívoros são aqueles que só comem vegetais crus. Eles partem do princípio de que nós deveríamos consumir os alimentos da forma como a natureza nos dá dispensando a etapa do cozimento, permitindo o aproveitamento máximo dos nutrientes.


Importante salientar que tanto quem segue uma alimentação plant-based quanto os crudívoros, apesar de não consumirem alimentos de origem animal, só poderão ser considerados ”veganos” se também não consumirem outros produtos que pratique a exploração animal, assim como um vegano que consome alimentos industrializados
também não pode ser considerado adepto da dieta plant-based.

Com tantas nomenclaturas fica fácil a confusão né? Mas as diferenças existem sim. Nos dois casos, o consumo de carne é excluído da dieta, porém os veganos abrangem essa restrição para outras áreas de consumo. E se você se interessou por este estilo de vida é sempre bom reforçar a importância de se ter um acompanhamento médico
para garantir uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários. E pra você que já está craque no assunto, que tal repassar esse conteúdo e compartilhar com aquele seu amigo que ainda não sabe a diferença entre os dois?
A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por
esse propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e
saudável.

Para conhecer todos os nossos produtos clique aqui.