Dicas de Alimentos para dar um “up” na imunidade

Mais do que nunca, nós aprendemos a importância de cuidar da nossa imunidade né?

E esse cuidado está totalmente relacionado com a nossa alimentação do dia a dia, afinal como sempre falamos aqui os alimentos são os maiores aliados da nossa saúde!

Por isso, dessa vez decidimos listar alguns alimentos que são super poderosos para aumentar a nossa imunidade, além de gostosos e simples de serem inseridos na nossa alimentação do dia a dia, dá só uma olhada:

Alimentos ricos em vitamina C

Você sabia que a Vitamina C atua diretamente na produção de glóbulos brancos no nosso organismo? E uma das principais funções dessas células é compor o sistema imunológico, que se bem fortalecido é capaz de combater doenças e vírus em nosso corpo. Por isso pode caprichar em alimentos ricos em Vitamina C como: 

Frutas como: Laranja, limão, kiwi, morango, goiaba e manga.

Alimentos alaranjados: Mamão, abóbora, cenoura 

Legumes como: Brócolis, aspargos, couve de bruxelas

Gengibre

Não é novidade que o gengibre é um grande aliado para a nossa saúde, além de ajudar no bom funcionamento do nosso corpo e metabolismo no geral, ele também é super eficaz para fortalecer a imunidade. Já que é rico em Vitamina C e Vitamina B6, que atuam diretamente no fortalecimento do nosso sistema imunológico. Além também de ter propriedades antioxidantes e anti inflamatórias, que são super potentes na constante regeneração das nossas células.

Então, pode caprichar super ingrediente que vai super bem em chás e temperos para receitas doces e salgadas.

Cúrcuma

A curcuma é um superalimento poderosíssimo. Não é a toa que está sendo estudado nos últimos anos e cada vez mais fica comprovado a sua eficiência anti inflamatória e antioxidante para o nosso corpo, devido ao seu principal ativo: a curcumina.

 Além do que ela é um ótimo tempero para preparar legumes, ovos e na sua forma in natura é possível até preparar chás e infusões.

Cebola e Alho

Você sabia que os temperos mais simples e queridos pelos brasileiros, são grandes aliados para o fortalecimento da nossa imunidade? Sim, a clássica combinação de cebola e alho além de proporcionar um sabor incrível para as refeições, tem uma poderosa ação antibacteriana e antioxidante, e são fonte de vitamina C, A e E e zinco. Um verdadeiro combo de benefícios e sabor não é mesmo?

Amendoim e oleaginosas (zinco)

Além de muito gostosas e nutritivas, as nuts na maioria das vezes são ótimas fontes de Zinco, que por sua vez é um aliado e tanto para o fortalecimento do nossos sistema imunológico. E entre as nuts, o Amendoim é um dos mais ricos nesse mineral, apresentando cerca de 3,5 mg de Zinco a cada 100gr de amendoim o  que é uma quantidade bem considerável.

Então sabe aquela pasta deliciosa, que a gente ama colocar nas frutas, na torrada ou no mingau? Agora ela ficou ainda mais especial, sabendo que além de muito saborosa, também ajuda e muito a nossa saúde!

Alimentos ricos em fibras

Os alimentos ricos em fibras, como grãos integrais e aveia por exemplo, ajudam bastante, mesmo que indiretamente no nosso sistema imunológico. Sabe por que? Porque a nossa imunidade está totalmente ligada a microbiótica e ao bom funcionamento do nosso intestino, e é ai que os alimentos integrais atuam, no auxílio do funcionamento do intestino que resulta em um fortalecimento da nossa imunidade.

Então que tal incluir a aveia, farinhas e grãos integrais na sua rotina?

Folhas verdes escuras

Além de uma cor vibrante, as folhas verdes escuras trazem consigo inúmeros benefícios que atuam também diretamente no nosso sistema imunológico. A couve, espinafre e escarola são exemplos delas. Todas proporcionam uma alta concentração de vitamina C,  vitaminas do complexo B e ações antioxidantes. Além de serem rica em fibras, que como citado anteriormente ajudam indiretamente no fortalecimento da nossa imunidade.

Então, é só usar a criatividade e aproveitar todos os benefícios que esses alimentos podem trazer para você! Seja refogado, em saladas ou sucos, consuma e aproveite o melhor desses alimentos.

Esperamos que tenham gostado das dicas, e bora colocar em prática! Porque se alimentar bem e ainda cuidar da saúde, são atitudes de amor e cuidado com o nosso corpo e alma!