Alimentos que ajudam na prevenção do câncer

Nós sabemos que ter uma alimentação saudável faz muito bem para o nosso corpo e mente, alguns alimentos são tão poderosos e ricos em nutrientes que podem fazer verdadeiras mudanças na nossa saúde, e principalmente atuar na prevenção de doenças, como câncer, doenças cardíacas e até mesmo respiratórias.

Você sabia que 45% dos casos de câncer podem ser evitados com hábitos alimentares saudáveis?**

É realmente incrível pensar no poder que a alimentação tem no nosso corpo, e já que estamos no mês Mundial do Câncer, vamos dar algumas dicas de alimentos que ajudam na prevenção da doença e que você pode incluir facilmente no seu dia a dia.

** Dados de pesquisa publicada no jornal britânico British Journal of Cancer.

Tomate, goiaba e morango

Esses alimentos são ricos em Licopeno, que é um poderoso antioxidante caracterizado por um pigmento avermelhado, que consequentemente proporciona essa cor para os alimentos que contém essa substância em abundância. Uma das principais funções dele no organismo é reconstituir as células afetadas pelos radicais livres, ajudando então na prevenção do câncer.

Frutas cítricas e ricas em vitaminas C

As frutas mais cítricas, como limão, laranja, abacaxi e maracujá, são ricos em vitamina C, que atua também como substância antioxidante para o nosso corpo. Em média 2 porções de frutas cítricas por dia, já supre a quantidade necessária diária de vitamina C indicada para ajudar na prevenção do câncer. Então pode consumir frutas cítricas, que além de refrescantes ainda proporcionam mais esse benefício para a saúde. 

Alimentos de cor laranja

Os alimentos alaranjados são riquíssimos em betacaroteno. Que como o Licopeno é uma substância que se caracteriza por um pigmento. O betacaroteno funciona como um precursor da Vitamina A, que também auxilia na proteção genética da célula contra o estresse oxidativo. Então pode “abusar” de alimentos como mamão, manga, cenoura, caqui e abóbora cabotiá. 

Vegetais de cor verde escura

Os vegetais verdes escuros contém alta concentração de Sulforano, que é um fitoquímico antioxidante que combate especificamente a célula cancerígena. Então já sabe, legumes, hortaliças e alimentos no geral da cor verde escuro são mais do que indicados para a prevenção da doença.

Cúrcuma

A cúrcuma funciona como um anti-inflamatório natural. Ela possui vários ativos potentes em propriedades medicinais, que são chamados de curcuminóides, sendo o principal deles a curcumina que apresenta propriedades super anti-inflamatórias e anti-oxidantes. Essas propriedades atuam fortemente na prevenção de inflamações e doenças crônicas como o câncer. 

Cacau

O cacau lidera a lista dos alimentos mais antioxidantes do mundo. Ele contém 43,6 mg de flavonóides por grama. Os flavonóides fazem parte de um grupo de antioxidantes poderosos chamados polifenóis, esses possuem a capacidade de prevenir a formação de radicais livres no organismo, o que faz do cacau um dos alimentos essenciais para a prevenção do câncer. Então já sabem, o chocolate amargo, o cacau em pó e o nibs de cacau além de deliciosos, são super indicados para a prevenção da doença.

Então está esperando o que para começar a consumir esses alimentos no seu dia a dia? São várias opções que você pode inserir na rotina e deixar a sua alimentação ainda mais saudável e gostosa. E sem desculpas que esses alimentos são difíceis de encontrar, porque vários deles têm nos nossos produtos, como cacau, algumas frutas e cúrcuma. Então vamos juntos nesta missão de cuidar da saúde através da alimentação. 

A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por esse propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e saudável.

Para conhecer todos os nossos produtos, clique aqui.