A importância da aveia para crianças

A aveia é um clássico no café da manhã de muitos adultos, mas uma tigela de mingau de aveia quentinho e aconchegante, ou até mesmo a aveia por cima de frutas e vitaminas pode ser também uma ótima opção para os pequenos, ainda mais levando em consideração os inúmeros benefícios que ela proporciona para a saúde. A aveia é um cereal único e possui uma grande quantidade de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Como:

Cálcio e fósforo: Que são essenciais para a construção dos ossos;

Magnésio: Ajuda na geração de energia e também desempenha um papel importante na saúde óssea e dentária;

Ferro: Essencial para a produção de hemoglobina;

Potássio e sódio: Mantém o equilíbrio eletrolítico no corpo das crianças;

Zinco: Contribui para o desenvolvimento do cérebro;

Fibras: facilita a digestão, melhora a saúde do intestino e evita a constipação. Para crianças que sofrem de refluxo gastroesofágico e cólicas que podem provocar dor e desconforto significativos ao comer. A aveia pode ser um bom remédio para reduzir esses sintomas.

Ela também contém vitaminas como tiamina, niacina e vitamina E, que possui propriedades antioxidantes e ainda diminui o risco de asma nas crianças. Em uma pesquisa publicada em 2015 na revista Food & Nutrition Research, os cientistas descobriram que crianças que ingeriam farinha de aveia regularmente tinham dietas gerais mais saudáveis e eram menos propensas a estar acima do peso ou obesas.

Os benefícios nutricionais da aveia são tantos que atraíram a atenção de pesquisadores de todo o mundo, o que resultou no aumento do interesse da indústria de alimentos em usar a aveia como ingrediente em vários produtos alimentícios,  incluindo alimentos infantis.

A aveia recebe atenção considerável pelo seu alto teor de fibras alimentares, fitoquímicos e valor nutricional. Seu consumo traz vários benefícios à saúde, e além dos já citados anteriormente, também possui propriedades hipocolesterolêmicas e anticancerígenas. E devido seu alto valor nutricional, os produtos alimentares à base de aveia como pães, biscoitos, cereais matinais, flocos e alimentos infantis, estão ganhando cada vez mais atenção. A informação é do National Center for Biotechnology Information.

De acordo com a Fundação Americana de Saúde (AHF), crianças acima de 2 anos devem somar à sua idade cerca de 5g a 10g de fibras diariamente. Ou seja, uma criança de 10 anos, por exemplo, deve consumir entre 15 e 20g de fibras por dia.

Algumas crianças podem adorar aveia naturalmente, mas para aqueles que ‘’torcem o nariz’’ para o cereal, existem várias maneiras de torná-la mais atraente para os olhos e o paladar. Você pode misturar frutas frescas ou secas, castanhas, polvilhar canela, acrescentar lascas de coco, geléia e até mel, para ficar mais docinha. Mas se mesmo assim eles não gostarem, tente misturar a aveia em uma massa de panqueca, muffin e bolo ou até assá-las com algumas castanhas e especiarias e fazer uma deliciosa granola caseira.

O importante mesmo é não deixar de fora do cardápio esse rico cereal, que é considerado um alimento de excelente valor nutricional. Uma outra maneira de consumir a aveia de forma prática e muito saborosa é através das nossas Barrinhas Monama Kids, feitas com Aveia sem glúten Monama.

Feitas com aveia sem glúten, frutas orgânicas e só! As Barrinhas Monama Kids são levemente assadas e super macias! Usamos apenas ingredientes naturais, nada de conservantes ou aditivos e também não adicionamos açúcares. A combinação de ingredientes foi pensada especialmente para agradar o paladar dos pequenos, por isso escolhemos as suas frutas preferidas, como a banana e a maçã. Elas são uma ótima opção para acrescentar na alimentação das crianças, pois também fornecem energia para as atividades que realizam como estudar, correr e brincar.

A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por esse propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e saudável.

Para conhecer todos os produtos da Monama Mini clique aqui.